Pesquisa da Intel revela que adoção de cloud deve movimentar um mercado de U$ 6,6 bilhões em quatro anos
O interesse da Intel é estar o mais próximo possível dos provedores de serviços de nuvem e integradores, para ampliar e diversificar a oferta de soluções e tornar a adoção mais simples e fácil.
Ainda de acordo com a pesquisa, as pequenas e médias empresas brasileiras têm preocupações diversas em relação à estratégia de TI. As médias, caracterizadas no estudo como empresas com média de 287 empregados, 144 PCs em uso e mais de 10 anos de existência, estão focadas em virtualização de servidores, segurança e prevenção de dados. Já as pequenas (com média de 5 empregados, 4 PCs em uso e 4 anos de existência) estão preocupadas em ter conexões mais velozes, usar social media para marketing digital e investir em soluções de comunicação.
As preocupações com a segurança no momento da adoção de soluções em nuvem também foram abordadas na pesquisa. Perguntadas sobre a preferência por serviços privados ou públicos de nuvem, as empresas médias citam a segurança como fator na escolha pela nuvem privada (36%), enquanto a maior parte das empresas pequenas (36%) não tem preferência.
As soluções de segurança mais usadas atualmente pelas empresas são serviços de filtro de Web (13% em empresas pequenas e 25% em empresas médias) e anti-spams (13% e 29% respectivamente). Já quando perguntadas quais serviços de segurança pretendem adotar nos próximos 12 meses, a preferência das pequenas é por gerenciamento unificado de ameaças (sigla UTM em Inglês) com 19%, enquanto 25% das empresas médias pretendem adotar serviços de VPN.
Em relação às aplicações voltadas para a administração dos negócios, as soluções de gestão de documentos são as mais utilizadas tanto nas pequenas quanto nas médias empresas (23%). As médias também já estão adotando soluções de business intelligence (23%) e CRM (17%). Quanto às adoções futuras, 28% das pequenas visam adquirir soluções voltadas especificamente para sua área de atuação, enquanto 21% das médias enxergam serviços de CRM como o próximo passo.
Quando perguntadas sobre a adoção de softwares de comunicação e colaboração, 59% das pequenas empresas usam aplicações para a gestão de redes sociais e marketing digital. Entre as empresas de porte médio, o número é ainda maior, chegando a 71%. Nos próximos 12 meses,
Sobre a pesquisa
A pesquisa 2016 Brazil Small & Medium Business: ICT & Cloud Services Tracker Overview foi realizada no primeiro semestre de 2016 e entrevistou 251 tomadores de decisão em pequenas e médias empresas, atuantes nos segmentos de agronegócio, finanças, manufatura, serviços, varejo, educação, saúde, turismo e entretenimento. A pesquisa não considerou ONGs e órgãos governamentais e nem empresas que não possuem um endereço comercial (home office/home business). A margem de erro é de 5%
Fonte: Computerworld
A By Wise Consulting apoia diariamente seus clientes a simplificarem as atividades e processos, aumentando sua produtividade utilizando as soluções TOTVS como ferramenta.
Fale com a gente:
(11) 3831-3242
(11) 4563-4927